domingo, 26 de maio de 2013

Culinária Francesa: Macarons


Bom, vou começar a fazer posts sobre a culinária francesa (o pouco que eu sei agora) e o primeiro prato que vou falar aqui são os Macarons.

Esse docinho conhecido por sua massa de amêndoas e por serem "temperamentais" teve seu apogeu na França durante o século XVI. O que muitos não sabem é que a receita (que era bem diferente da conhecida atualmente,  pois não  tinham o recheio era feito somente a bolacha) nasceu em Veneza e foi levada para solos franceses em 1533 para o casamento de Catherine de Médici e Henry II. 

O "Doce da Rainha", como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Patisserie Laduré, teve a brilhante idéia de juntar os "coquies" ("bolachinhas") a um recheio cremoso e saboroso. 

Agora que você já sabem uma das histórias por trás do macaron vamos a receita. Achei dois vídeos no youtube muito bons. Não esquente se sua receita não de certo de "primeira" a minha não deu, pois falam que é preciso paciência com esse doce.






Espero que vocês tenham gostado. 
Au revoir, Laís.

4 comentários:

  1. Oi Laís!! Eu achei a sua idéia do blog brilhante!! tô morrendo de inveja e queria ter feito um diário durante o meu intercâmbio na França também! Daí hoje junto com a saudade que ficou eu poderia ler meus próprios relatos, não deixe de postar tudo! vou te acompanhar ;) falando do teu post, uma vez eu passei a tarde na casa de um amigo francês fazendo esses macarons e quando eu provei eu ODIEI haha eu não sou grande fã de doces e isso é muuuuuito doce :p a gente riu bastante, muita coisa que eu provei eu não gostei :) eu conheci teu blog através da divulgação da Letícia no grupo do Amigo Secreto dos blogs e se você quiser conversar, tirar dúvidas (as que eu puder tirar ^^) pode comentar lá no meu blog ;) mas eu sei pouca coisa do Sul, de Toulouse eu sei que o pessoal fala engraçado e que lá é quente e um lugar lindo, eu morei no norte :D
    beijos!

    superbookaholic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sério que você foi pra França também?! Quando você foi e que cidade você ficou? Sobre os macarons, eu fiz aqui em casa e eu gostei muito, mas sou suspeita pra falar porque amo doce hahaha

      Beijos

      Excluir
    2. Fui sim ^^ eu fui em agosto de 2011 e voltei em julho de 2012 :) vai fazer um ano que eu viajei :D Eu fiquei em Lille, fui pelo programa de bolsas BRAFITEC, da CAPES ^^ passei um ano, e amei cada minuto, quando você ta indo?! :D

      Excluir
    3. Espero que eu também ame cada minuto! Conheço uma menina que está indo para Lille também! Estou indo dia 22 de agosto, quase um mês agora :)

      Excluir