Sobre o YEP


O que é o Rotary?


Rotary Club é um clube de serviço presente em todo o mundo e fundado por Paul Harris, em Chicago, Estados Unidos, em 23/02/1905Tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios. No Brasil temos 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas. 
O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário.

O que é o YEP?
YEP significa “Youth Exchange Program”, ou seja, “Programa de Intercâmbio Jovem”. O intercâmbio existe desde a década de 20 e hoje em dia abrange 82 países.
No Intercâmbio de Longa Duração você fica de 10 meses a 1 ano em um país estrangeiro, morando com famílias anfitriãs (normalmente 3 ou 4 famílias), frequentando a escola e vivendo com a cultura local. Normalmente o intercâmbio não tem um custo alto, pois o programa é feito por famílias voluntárias (o que ajuda a reduzir os custos). 
Janeiro ou Agosto são as datas de embarque e nesta data já tem que estar pronto obviamente o passaporte, visto, passagens de ida e volta e seguro saúde. 

Como se inscrever no YEP?
Bom aqui no meu distrito, 4580 (Brasil), é um pouco diferente. Para reduzir o número de inscritos, os rotaries daqui adotaram a seguinte medida: filho e neto de rotariano tem preferência. O que isso quer dizer? Quer dizer que se você quer realmente ficar em algum lugar como Europa e Estados Unidos, que são os mais concorridos, você tem que ser, de preferência, filho ou neto de rotariano. Mas não é assim em todos os distritos do Brasil não, então procurem o clube mais próximo de você e se informe (AQUI aonde localizar os clubes).

 Fora isso precisa fazer uma prova de seleção, que geralmente é em Dezembro (pelo menos a minha foi), que incluí: Português, Inglês, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos sobre o Rotary e sobre o Brasil e, às vezes, uma redação. Além disso tem a "prova" psicológica também. 
Depois da prova feita você verá sua classificação e de acordo com ela escolherá um país. Mas preste atenção, isso ainda não garante que você realmente vai, pois depois de todo esse processo temos ainda que preencher um Application Form, que será mandado para o país hospedeiro e lá dirão se você foi aceito ou não. Uma vez aceito é hora de mandarem as informações sobre distrito, cidade, famílias, escola e etc.

Acho que isso é tudo sobre o YEP, qualquer pergunta deixem um comentário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário